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EXPLICAÇÃO E ROTEIRO

Foi-se o tempo em que uma propaganda bonita convencia o público consumidor. Hoje as pessoas valorizam o testemunho real de quem já teve experiência com um produto ou serviço.

Diante do grande volume de informações disponíveis em nossos dias, a tendência do comprador é dar crédito a quem lhe passa maior confiança.

Por isso, sites de vendas pedem para o cliente sempre avaliar o produto ou serviço (dar uma nota). Além de ser um feedback, também serve de testemunho para outros potenciais clientes. Isso impacta na decisão de quem pretende fazer sua primeira compra. Gera credibilidade.

O vendedor tem seus argumentos de venda, mas o depoimento testemunhal pode convencer muito mais, tanto a favor quanto contra uma nova compra.

Pensando nisso, queremos aproveitar a ocasião desta safra para alimentar nossos materiais de divulgação com histórias reais de clientes Celleron.

Queremos que produtores satisfeitos com os resultados obtidos contem sua experiência, falem com suas palavras sobre a eficácia do nosso produto.

Assim, identificados com nosso segmento agro, denominamos essa empreitada de “COLHENDO HISTÓRIAS”.

Queremos fazer uma colheita abundante e diversificada, que nos dê um bom material para inserirmos em nossas mídias. Dessa forma, nossas equipes de campo vão ter um rico material de trabalho, fazendo com que produtor fale para produtor, na sua linguagem, no seu jeito de se expressar, contando porquê optou por Celleron e, claro, indicando a outros também.

OBJETIVOS DO PROJETO

  • Abastecer nossos arquivos com histórias reais e atualizadas sobre como Celleron tem feito a diferença no campo.
  • Editar essas histórias em vídeo, fotos, textos, posts, matérias, de forma que elas cheguem ao maior número de pessoas possível.
  • Conhecer melhor as demandas do campo, as expectativas dos produtores, e a melhor maneira de comunicar a grandeza do nosso produto.
  • Trazer maior percepção de resultados reais para nosso material de venda. 

DINÂMICA DO PROJETO

  • O pessoal de campo vai receber orientação sobre como captar depoimentos, fazer perguntas, enquadrar vídeos, enfim, transformar histórias em material de mídia.
  • Essas orientações estarão disponíveis em plataforma direcionada pelo Marketing.
  • Após uma breve capacitação, cada RT, AT ou pessoa ligada à empresa e que saiba onde tem uma boa história, um bom personagem para dar depoimento, sairá a campo para colher essa história, conforme orientado.
  • Uma plataforma estará disponível para a transferência do material ao Marketing.
  • Em cada caso de depoimento, será necessária a Autorização de Uso de Imagem.
  • A partir do envio do material, está concluída a tarefa de campo.
  • Podem ser feitas quantas captações forem possíveis. Quanto mais histórias, melhor.
  • Lembrando que o foco é na venda, no atendimento ao cliente, e este trabalho de Marketing deve ser feito desde que não atrapalhe o trabalho comercial.
  • Procure escolher clientes que tenham obtido bons resultados, tanto na avaliação, quanto na colheita. Assim, podem estar mais dispostos a testemunhar.
  • As demandas pontuais serão resolvidas ou esclarecidas no seu tempo.

FERRAMENTAS

Com que recursos vamos trabalhar?

  • Contato do cliente (produtor ou seu agrônomo)
  • Cafezinho (pretexto para captar o depoimento)
  • Clareza (explique os motivos da entrevista)
  • Celular (para captação de vídeo e fotos)
  • Roteiro (este logo abaixo)
  • Local arejado e bem iluminado
  • Descontração e boa conversa
  • Cordialidade e respeito
  • Anote o nome do entrevistado, a grafia correta do nome, e da propriedade.
  • Plataforma para envio do material

ROTEIRO PARA CAPTAÇÃO DE DEPOIMENTOS

Este roteiro não é algo pronto, finalizado e acabado. Pode ser modificado e adaptado à vontade, de acordo com cada situação encontrada em campo.

Trata-se apenas de um guia inicial, um lembrete básico de quais são as informações que queremos obter dos nossos entrevistados.

Na verdade, a cada experiência, vamos descobrindo formas de tornar a conversa mais produtiva possível. Isso porque cada pessoa tem um jeito de falar, umas falam mais, outras são quase monossilábicas e gostam de respostas curtas para acabar logo.

A tática que podemos usar para descontrair o entrevistado é começar elogiando sua propriedade, observar as qualidades evidentes e verbalizar isso (Uau, que bela casa! Sua fazenda é bem organizada. Que bela vista o senhor tem aqui… etc.).

Após quebrar o gelo inicial, escolha um bom lugar, arejado, iluminado, se for ao ar livre, que seja numa sombra. Encontre a melhor posição com relação ao cenário e a luz. Posicione o celular, acione a gravação (isso parece óbvio, mas eu já me esqueci desse detalhe em uma entrevista, tive que refazer, e é desagradável).

Agora, vamos ao roteiro propriamente dito:

Depois de tudo checado e posicionado, comece o diálogo de forma tranquila. A pessoa que vai responder não precisa olhar para a câmera (celular). O entrevistador não precisa aparecer necessariamente, mas se quiser, pode.

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ROTEIRO

1 – Há quanto tempo o senhor(a) tem esta propriedade?

Deixe-o contar toda a história, da família, dos pais, dos avós, isso enriquece a conversa.

2 – Quantos hectares tem sua propriedade? 

Mesmo que você souber, deixe que ele forneça essa informação para o vídeo.

3 – Como tem sido a produtividade nos últimos anos?

Procure citar a cultura com a qual ele trabalha, fale mais com ele sobre isso.

4 – Como o senhor conheceu o Celleron?

Deixe-o à vontade para falar sobre isso, se foi indicação, se foi sugestão de agrônomo, se viu em outra propriedade, etc.

5 – Quanto de área foi aplicado Celleron?

Mais uma vez, mesmo que você tenha essa informação, é interessante para o vídeo que o produtor fale.

6 – Como foram os resultados?

Se estiver na primeira experiência, converse com ele sobre isso, deixe que ele use suas palavras do melhor jeito.

7 – Esse resultado atendeu às expectativas?

Mesmo que a resposta seja negativa (porque pode acontecer), deixe-o à vontade para falar, depois a edição se encarrega de selecionar as frases mais favoráveis.

8 – Pretende aplicar Celleron novamente? Na mesma área?

De acordo com a resposta você já puxa o bloco de pedido (kkk). Aqui nós estamos buscando uma chancela de aprovação total. O produto pode ter sido tão bom que ele queira repetir a experiência e até ampliar a área de aplicação.

9 – O senhor indicaria Celleron para outros produtores?

Agora vai aflorar o vendedor por excelência. De produtor para produtor, de agrônomo para agrônomo, assim por diante.

10 – Gostaria de deixar uma mensagem a quem estiver vendo?

Deixe-o mandar abraços, fazer agradecimentos, falar do produto, desejar boa colheita, o que ele quiser falar, apenas para fechamento da conversa.

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ORIENTAÇÕES PARA A GRAVAÇÃO

1 – Escolha um ambiente bem iluminado, de preferência externo, porém sem a incidência direta do sol. Um dia nublado é perfeito. Se for à sombra, observe se não terá excesso de luz atrás do entrevistado (ao fundo da entrevista).

2 – Limpe a lente da câmera.

3 – Observe a carga da bateria e a capacidade de memória.

4 – Posicione o celular na horizontal.

5 – Se não tiver um tripé, tente apoiar sobre alguma estrutura, mas somente em último caso segure com as mãos.

6 – Atenção ao áudio. Se for gravar apenas com o celular, isto é, sem um microfone externo, tente não deixar o aparelho tão longe do entrevistado. Algo em torno de 1,5m e 2m é o ideal.

7 – Atenção ao foco automático, de acordo com seu aparelho, para que não desfoque o entrevistado.

8 – O entrevistado não precisa necessariamente olhar para a “câmera”. Pode ficar com o olhar para a lateral, como se conversando com alguém (no caso, você). Evite textos decorados, uma conversa natural é mais convincente.

9 – Enquadramento: Se o olhar na imagem estiver para a esquerda, deixe o entrevistado no canto direito e vice-versa. Para mais esclarecimentos sobre isso serão passadas pelo Marketing.

10 – Tenha uma conversa descontraída, sem formalidades e não se esqueça do termo de uso da imagem assinada pelo entrevistado.

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Missão (quase) cumprida!!

Falta enviar o material para o marketing.

COMO ENVIAR O MATERIAL

Arquivos pequenos (menos que 25 MB) podem ser enviados por e-mail para: marketing@celleron.com.br

Para envio de grandes arquivos

Arquivos mais pesados (mais que 25 MB), geralmente, não são possíveis de anexar por e-mail. A solução, nesse caso, é fazer upload para uma pasta do Google Drive, que suporta até 15 GB, e depois compartilhar esta pasta com o e-mail: marketing@celleron.com.br

Enviou o material? Pronto! Sua parte termina aqui.

Agora deixa com a gente do lado de cá.

Quero desde já agradecer por essa parceria. Tenho certeza de que logo teremos histórias incríveis para compartilhar com todo mundo através dos nossos canais.

Parabéns pelo empenho. Até a próxima.


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