Pular para o conteúdo

Os desafios da produtividade pós-pandemia

Apesar do cenário desfavorável para o plantio e colheita, com estiagem, geada e granizo, ocorridos neste ano de 2021, as safras seguem seu ritmo ainda de forma satisfatória.

Culturas como milho, soja, arroz e cana-de-açúcar elevaram em 9,9% o VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária). O valor estimado para 2021 é de R$ 1,119 trilhão, de acordo com o fechamento de outubro. Neste levantamento, as lavouras representam 68% e a pecuária 32% do valor total.

Especialistas do setor do agronegócio afirmam que a próxima safra poderá ser a mais cara desde o início dos anos 2000. Essa alta é provocada pelos custos de produção, como os insumos e combustíveis, por exemplo. O cenário econômico mundial pós-pandemia tem gerado altas inflacionárias em todos os países, praticamente.

Outro fator que eleva os custos de produção é o frete marítimo, responsável por transportar matérias-primas para fabricação de fertilizantes e defensivos. Tudo isso deve impactar o custo de produção agropecuária, consequentemente, afetar os preços dos produtos da safra 21/22.

Com isso, produtores têm focado em insumos que garantam uma boa produtividade, pois os desafios que se avistam são grandes. A adubação da terra, por exemplo, já não será feita como em anos anteriores, devendo o produtor analisar o solo junto ao seu agrônomo de confiança para decidir sobre a real necessidade do adubo neste ano.

A fertilização via foliar, de aplicação direta ou por fertirrigação, tem sido indicada para que as plantas atinjam mais vigor, consigam produzir mais e estejam mais preparadas caso haja novo estresse hídrico, como ocorrido este ano.

Plantas mais vigorosas produzem melhor
Com a missão de incrementar a produtividade agrícola, Celleron tem se mostrado o melhor parceiro dos campeões na lavoura. A aplicação de Celleron eleva a concentração de Nitrogênio e Fósforo na planta. Promove o crescimento mais rápido da parte aérea e do sistema radicular, potencializando a absorção de água e a reciclagem dos nutrientes depositados no solo.

A ação bioestimulante de Celleron se dá através da multiplicação de microrganismos fixadores de Nitrogênio e fungos micorrizas. Celleron tem efeito imediato, pois ao ser aplicado causa uma explosão vegetativa nas plantas, levando ao acúmulo de uma grande reserva de energia na forma de biomassa. O fertilizante promove um enraizamento intenso, aumentando consideravelmente a resistência ao estresse hídrico.

Saiba mais em www.celleron.com.br

Compartilhe