A agricultura tem sido uma das principais fontes de renda e sustentação econômica do Brasil. Nos últimos anos, o país tem experimentado um aumento significativo na sua produção agrícola, tornando-se um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.
De acordo com dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a produção agrícola brasileira cresceu cerca de 2,5% em 2020, comparado com o ano anterior. Em valores absolutos, a produção agrícola brasileira alcançou cerca de R$ 240 bilhões em 2020. Já as exportações de produtos agrícolas brasileiros aumentaram significativamente nos últimos anos. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as exportações do agro cresceram cerca de 8% em 2020, comparado com o ano anterior. Alimentos como soja, café, açúcar, carne bovina e suína, entre outros, são os principais produtos agrícolas exportados pelo Brasil.
Um dos grandes responsáveis pelo aumento da produtividade em diversas culturas é o fertilizante foliar. Os fertilizantes foliares são aqueles aplicados diretamente na folhagem das plantas, e são usados para corrigir a falta de nutrientes específicos no solo. Eles também são úteis para melhorar a saúde e o crescimento das plantas, aumentando assim a sua produtividade e qualidade.
De acordo com a Associação Brasileira de Fertilizantes (ABRAF), o mercado de foliares no Brasil vem crescendo numa média de 10% ao ano desde 2010. Em 2020, o mercado de fertilizantes foliares no Brasil alcançou cerca de R$ 2,5 bilhões.
O aumento das exportações agrícolas brasileiras, em paralelo ao aumento do uso de fertilizantes foliares, mostra que um dado está atrelado ao outro. Portanto, a aplicação cada vez maior em áreas plantadas e a diversificação das culturas onde os foliares são utilizados tendem a fortalecer a balança comercial do país, haja vista maior produtividade e melhor qualidade das commodities agrícolas produzidas.
Sobre o fertilizante foliar Celleron
CELLERON é um bioestimulante de aplicação foliar ou por fertirrigação, sua ação se dá através da multiplicação de microrganismos fixadores de Nitrogênio e fungos micorrizas.
Ao ser aplicado nas plantas, CELLERON acelera o processo de redução enzimática do nitrato, melhorando a administração do nitrogênio absorvido, provocando mudanças visíveis na parte aérea e no sistema radicular. CELLERON tem alta concentração de fósforo, nitrogênio e potássio em uma mistura harmônica de íons, além de micronutrientes que potencializam a produtividade, incrementando os resultados da colheita.