Embora existam poucos estudos que esclareçam a relação entre o cafeeiro e microrganismos fixadores de nitrogênio, podemos afirmar que esta relação existe. Dentre as várias bactérias diazotróficas já isoladas, a gluconacetobacter é, certamente, o microrganismo que mais contribui para a FBN (Fixação Biológica de Nitrogênio) no cafeeiro.
Levantamentos feitos em estudos confirmaram que a espécie Azospirillum brasiliense, por exemplo, contribui para o crescimento e acúmulo de nutrientes em mudas de café arábica cultivar Catuaí. (Circular Técnica Embrapa Seropédica – RJ março, 2005).
CELLERON® E A CULTURA DO CAFEEIRO
Celleron® é uma base nitrogenada de rápida absorção pelas plantas (menos de 3 horas). Fungicidas e inseticidas, quando aplicados em consórcio na mesma calda, têm seus princípios ativos carregados em maior quantidade para o interior da planta, estendendo seu efeito residual e evitando perdas por chuvas após a aplicação.
Celleron® aumenta a disponibilidade de bio-compostos como molibdênio-proteína e ferro-proteína nas plantas, acelerando a redução enzimática do nitrato e favorecendo a multiplicação dos microrganismos diazotróficos responsáveis pela FBN.
Celleron® tem efeito imediato, ao ser aplicado causa uma explosão vegetativa na planta, levando ao acúmulo de uma grande reserva de energia na forma de biomassa, que posteriormente é convertida em fruto.
Celleron® melhora a absorção e o uso do nitrogênio absorvido pelo cafeeiro, otimizando os processos de crescimento, gemação, floração, frutificação e conversão da biomassa em fruto (enchimento do grão).
RECOMENDAÇÕES PARA O CAFEEIRO
- CAFEZAL EM FORMAÇÃO
Dose: Uma aplicação mensal de 150 ml em 20 L de água durante os 6 primeiros meses. Após este período, aplicações de 150 ml em 20 L de água a cada três meses até a primeira florada.
- CAFEZAL EM PRODUÇÃO
Dose: 2 L por hectare em pulverização, aplicar nas seguintes fases:
- Pós-colheita / Pré-florada
- Fase de chumbinho
- Fase da granação
- CAFEZAL DEBILITADO OU ESQUELETADO
Dose: Duas aplicações de 1 L por hectare, com intervalos de 21 dias. Após estas aplicações, seguir o programa de aplicação para cafezal em produção.