Pular para o conteúdo
Cacau

A promissora produção de cacau no Brasil

Chocolate é quase unanimidade, muita gente gosta muito desse alimento rico em carboidrato, uma importante fonte de energia, além de ter vitaminas do complexo B e minerais, tais como o magnésio e potássio. Mas chocolate não nasce pronto, tem que produzir a partir das melhores amêndoas do cacau.
O Brasil é hoje o sétimo maior produtor de cacau no mundo, com uma produção aproximada de 200 mil toneladas por ano. Importamos cacau de alguns lugares, mas principalmente de países africanos, para suprir a demanda interna de nossa indústria.
Em outra época, nosso país chegou a ser o segundo maior produtor mundial, isso na década de 1980, quando produzia mais de 430 mil toneladas de amêndoa seca de cacau. Porém no final daquela década, a queda do preço do cacau no mercado mundial e uma doença nas lavouras da fruta causaram a maior crise do segmento, que até hoje não se recuperou.
O Brasil tem potencial para se tornar líder na produção dessa fruta, e para isso já tem sua estratégia. A Associação Nacional da Indústria de Processamento de Cacau (AIPC), que controla mais de 95% do cacau no Brasil, assumiu o compromisso de dobrar a produção de cacau nos próximos 10 anos.
Além disso, questões como a sustentabilidade na produção do cacau são conduzidas pela Fundação Mundial do Cacau, a entidade tem suas ações e estratégias voltadas a iniciativas de produção sustentável.

Celleron ajuda na produtividade do cacau
Produtores da região norte do Brasil encontraram em Celleron a solução para garantir melhor produtividade e maior resistência do cacaueiro.
A aplicação de Celleron eleva a concentração de nitrogênio e fósforo nas plantas, promovendo o crescimento mais rápido da parte aérea e do sistema radicular, potencializando a absorção de água e a reciclagem dos nutrientes depositados no solo. Seu efeito é imediato. Ao ser aplicado causa uma explosão vegetativa na planta, levando ao acúmulo de uma grande reserva de energia na forma de biomassa, que será transferida para o fruto. Celleron promove um enraizamento intenso da planta, aumentando consideravelmente a resistência ao estresse hídrico.

Saiba mais https://celleron.com.br/

Compartilhe