Pular para o conteúdo

A importância da nutrição para as plantas

Uma lavoura produtiva enche os olhos de quem admira, e os bolsos de quem produz. Mas, acertar o tratamento nutricional da planta para um resultado satisfatório, nem sempre é tarefa fácil. Isso porque outros fatores interagem nesse processo, como excesso ou falta de chuva, umidade, temperatura, qualidade das sementes, etc.

Dentro do pacote nutricional, a base de todo fertilizante é o NPK (nitrogênio, fósforo e potássio). Esses três elementos formam a comissão de frente no tratamento da planta.

Isso porque cada elemento tem uma função já conhecida e deve ser fornecido à planta para que ela tenha condições favoráveis à produtividade, mesmo em algumas condições adversas.

O nitrogênio (N) fornece as condições para o melhor desenvolvimento das raízes, caules e folhas da planta. A fase inicial quando surgem os brotos e as primeiras folhas é a mais recomendada.

O fósforo (P) incrementa a capacidade da planta absorver nutrientes do solo, já que é excelente para o desenvolvimento das raízes. Este elemento também é de fundamental importância na qualidade dos frutos.

Já o potássio (K) fortalece os tecidos vegetais e também colabora no quesito de resistência contra o estresse hídrico.

Além desses, outros elementos compõem a formulação dos fertilizantes, e são identificados como micronutrientes. São essenciais para o desenvolvimento das plantas, porém em menor quantidade. São elementos como boro, zinco, manganês e outros.

A aplicação de fertilizante via foliar garante melhor processamento de todos os nutrientes oferecidos pela formulação, já que, ao cair nas folhas, são imediatamente absorvidos pela planta, fazendo com que os macro e micronutrientes encontrem o correto caminho no processo de desenvolvimento da planta.

Nutrientes essenciais para a planta compõem o Celleron

Com a missão de incrementar a produtividade agrícola, Celleron tem se mostrado o melhor parceiro dos campeões na lavoura. A ação bioestimulante de Celleron se dá através da multiplicação de microrganismos fixadores de Nitrogênio e fungos micorrizas. A aplicação de Celleron eleva a concentração de Nitrogênio e Fósforo na planta. Promove o crescimento mais rápido da parte aérea e do sistema radicular, potencializando a absorção de água e a reciclagem dos nutrientes depositados no solo.

Celleron tem efeito imediato, pois ao ser aplicado causa uma explosão vegetativa nas plantas, levando ao acúmulo de uma grande reserva de energia na forma de biomassa. O fertilizante promove um enraizamento intenso, aumentando consideravelmente a resistência ao estresse hídrico.

Saiba mais em www.celleron.com.br

Compartilhe